Você sabe qual a diferença entre o Diesel S10 e o S500?
Existem variações do óleo diesel, como o S500 e S10. Você sabe qual a diferença?
O Diesel S500 ou diesel comum, possui 500 partículas de enxofre por milhão e tem colocação avermelhada. Seu número de cetano é inferior ao S10.
Já o Diesel S10 contém apenas 10 partículas por milhão. Em sua composição há uma adição de 8% de Biodiesel. Seu nível de cetano é registrado em 48, o que garante um desempenho superior em relação ao Diesel comum.
Essas “partículas de enxofre” nada mais é do que substâncias poluentes, nocivo ao ser humano e também aos animais, prejudicando diretamente ao meio ambiente.
Com a alta demanda deste combustível no mercado, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) constituiu uma Resolução – Resolução Conama nº 18, de 6 de maio de 1986 – para o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), estabelecendo os níveis da substância para reduzir as emissões de gases poluentes.
O Diesel S10 tem menor grau de enxofre que o Diesel S500, trazendo benefícios como, redução de gases poluentes e melhor desempenho do veículo.
Outro fator de extrema importância é sua capacidade solvente de sujeiras e impurezas, devido à presença maior de hidrogênio, proporcionando maior vida útil ao sistema de injeção do veículo. O diesel S10 é recomendado pelos fabricantes para veículos fabricados após o ano de 2012. Para os mais antigos o uso é facultativo, porém recomendado.
Casa do Injetor